Programa de Qualidade 5"s"
5"s" é o nome de um método,ou antes, uma filosofia de administração japonesa,e se refere a inicial de cinco palavras:Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu, shitsuke.
A filosofia 5"s" busca promover através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina , segurança e produtividade no ambiente de trabalho.Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implementação do 5"s",ou também podem ser chamados os "cinco sensos".
Seiri: refere-se a evitar o que for desnecessário, ou, "senso de utilização". Ao separar aquilo que é realmente necessário no trabalho daquilo que é supérfluo,ou, desnecessário.
Seiton: significa deixar tudo em ordem, ou "senso de organização". É literalmente arrumar tudo, deixar tudo em seu devido lugar,para que possa ser encontrado que facilidade sempre que necessário.Assim evita o desperdício de tempo e energia.
Seiso: significa manter limpo ,ou "senso de limpeza". Agora que você já tirou tudo que era desnecessário,ou seja, descartou,e tudo está em ordem,é de sua importância manter a limpeza do seu ambiente de trabalho, e também a sua higiene pessoal.
Seiketsu:zelar pelo senso de saúde e higiene, ou "senso de saúde e higiene". Não adianta nada você cuidar da higiene do seu ambiente de trabalho, manter seu local de trabalho limpo, se não zelar pela sua higiene e saúde pessoal também.
Shitsuke:disciplina, esse conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao estamos acostumados de seguir normas.Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.
O programa 5"s" de extrema importância dentro das organização,a virtude é fruto do hábito,e os bons hábitos,fazem toda a diferença.Os bons hábitos e a boa conduta ética andam de mãos dadas.Fazer a diferença só depende de você.
Ciclo PDCA (plan, do, check and act)
Ciclo PDCA - Conceito e aplicação (Guia geral)
O que é o Ciclo PDCA?
O Ciclo PDCA se trata de uma ferramenta de gestão muito
conhecida na administração geral. De forma ampla, ele visa controlar e melhorar os processos e
produtos de uma forma contínua, visto que atua como um processo que não possui
intervalos, nem interrupções. Uma curiosidade sobre o Ciclo PDCA é que ele também pode ser conhecido
como ciclo de Deming ou ciclo de Shewhart. Isso ocorre porque em 1930,
Walter Shewhart apresentou um ciclo aplicável sobre a administração da qualidade, e este era o PDCA.
Entretanto, foi somente ao longo dos anos 50, através de William Edwards Deming e suas palestras no japão, que o Ciclo PDCA se tornou
amplamente conhecido ao redor do mundo.
As etapas do Ciclo PDCA (passo a passo)
O ciclo PDCA tem seu início pela etapa de planejamento (Plan),
nessa etapa o objetivo é focar na parte estratégica do ciclo, ou seja,
no levantamento e análise das informações. Em seguida ocorre a execução (Do),
onde tudo aquilo previamente planejado é executado, gerando a
necessidade de avaliar a qualidade do que está sendo feito e nos levando
à etapa do processo de checagem (Check).
Nessa etapa temos a verificação de tudo o que foi feito, comparando o
que havia sido planejado com o resultado final e com consequentes
problemas e falhas que possam ter ocorrido durante o processo. Por fim,
toda essa análise implica na necessidade de ação (Act) e na correção dos problemas e divergências encontradas. Segue abaixo uma análise minuciosa de cada etapa do Ciclo PDCA:
1 - P = (Plan / Planejamento): Primeira etapa do ciclo. Deve-se
estabelecer um plano com base nas diretrizes da empresa, estabelecendo
também os objetivos, os caminhos e os métodos a serem seguidos. Depois é
feita a identificação e correção dos problemas encontrados, através de
uma ação corretiva eficiente. Nesta parte, constam os items descritivos
do problema, as questões que se pretendem responder, as predições dessas
questões (palpite sobre algo) e o desenvolvimento de um plano de ação.
2 - D = (Do / Executar): Significa colocar o planejamento em
prática, isto é, executar o plano de ação previamente elaborado na etapa
de planejamento do Ciclo PDCA, de modo rigorosamente de acordo com o
planejamento pré-estabelecido. No caso, com a condução do plano, as
mudanças no processo e as observações sobre o mesmo, devem ser coletados
também os dados para a verificação do processo na próxima etapa do
ciclo;
3 - C = (Check / Checagem): É a terceira etapa do Ciclo PDCA.
Nela deve-se avaliar o que foi feito durante a etapa de execução,
fazendo comparações e identificando as diferenças entre o planejado e o
que foi realizado. Devemos verificar o que foi aprendido durante a
execução do plano, comparando os resultados com as predições que foram
feitas na etapa de planejamento. Sendo assim, conseguimos observar se
foram alcançados os objetivos ou não. (verificação dos padrões de
qualidade);
É importante lembrarmos que as mudanças implementadas pelo Ciclo PDCA possuem dois tipos a serem considerados, que são: as mudanças reversíveis e as mudanças irreversíveis. As alterações reversíveis de um processo, são as mudanças que podemos retornar ao estágio inicial, ou seja, ao seu estado de origem. São aquelas que mesmo tendo ocorrido, podem ser revertidas sem deixar nenhum vestígio no sistema ou processo, como por exemplo, alterações num determinado procedimento. Já as mudanças irreversíveis, são as alterações que uma vez implementadas nunca mais poderão ser desfeitas (o estágio anterior não pode mais ser atingido). Nós podemos citar, as alterações na estrutura organizacional de uma empresa como um exemplo de mudança irreversível.
TQM(total quality management)
GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Qualidade Total – o que é e como funciona
É muito importante falar sobre qualidade
em processos, no atendimento e na produção de produtos e oferta de
serviços. Hoje eu irei falar um pouco sobre o que é e como funciona a qualidade total.
Sabemos que a qualidade pode ser
definida, de forma bem resumida, como “o atendimento pleno das
necessidades de um cliente”. E que este atendimento pleno às exigências
de nossos clientes depende da implantação de processos de melhoria
contínua. Assim, podemos dizer, então, que a qualidade total é uma
decorrência da aplicação da melhoria contínua em processos dentro de uma empresa.
É conhecida como “total”, uma vez que o
seu principal objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de
uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus
fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
Segundo Chiavenato, em sua obra
“Introdução à Teoria Geral da Administração, enquanto a melhoria
contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade
total estende o conceito de qualidade para toda a organização,
abrangendo todos os níveis organizacionais, desde o pessoal do
escritório e do chão de fábrica até a alta cúpula em um envolvimento
total.
A qualidade total deve ser aplicada a
todas as áreas e níveis da empresa, devendo sempre começar do topo, com
comprometimento total da alta administração. Este apoio é fundamental
para o sucesso da abordagem.
Etapas da qualidade total
A melhoria contínua e a qualidade total
são abordagens incrementais para obter excelência em qualidade dos
produtos e processos. O objetivo é fazer acréscimos de valor
continuamente. De acordo com o mesmo autor, ambas as abordagens seguem
um processo composto das seguintes etapas:
- Escolha de uma área de melhoria;
- Definição da equipe de trabalho que tratará da melhoria;
- Identificação dos benchmarks;
- Análise do método atual;
- Estudo piloto da melhoria;
- Implementação das melhorias.
O Gerenciamento da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM)
é um conceito de controle que atribui às pessoas, e não somente aos
gerentes e dirigentes, a responsabilidade pelo alcance de padrões de
qualidade. A Qualidade Total está baseada no empoderamento das pessoas (empowerment),
que proporciona aos funcionários a autoridade para tomar decisões que
normalmente eram dadas aos gerentes. Assim, os funcionários podem
resolver questões sem ter que consultarem seus gerentes a todo o
momento, poupando tempo e agilizando a resolução de problemas.
Este processo de empowerment
traz diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para os clientes,
que tem suas necessidades atendidas em pouco tempo. Assim, a empresa
economiza tempo e dinheiro, e ainda proporciona a satisfação de seus
clientes.
O gerenciamento da qualidade total trouxe técnicas muito conhecidas e já discutidas aqui no blog, entre elas:
- Enxugamento (DOWNSIZING),
- Terceirização (OUTSOURCING) e R
- edução do tempo do ciclo de produção.
Os 10 mandamentos da Qualidade Total
- Satisfação do cliente;
- Delegação;
- Gerência;
- Melhoria Contínua;
- Desenvolvimento das pessoas;
- Disseminação de informações;
- Não aceitação de erros;
- Constância de propósitos;
- Garantia de qualidade;
- Gerência de Processos.
Você já trabalhou com qualidade total?
Conhece alguma empresa que investe neste tipo de abordagem? Tem bons
exemplos para nos indicar? Deixe seu comentário abaixo, participe!
ASS: ROBSON SALES
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