São elas:
Disciplinas Que Contribuem Para o Estudo Do Comportamento Organizacional
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se
apoia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As
áreas predominantes são a psicologia, sociologia, psicologia social,
antropologia e as ciências políticas.
Psicologia
Psicologia
A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e , algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Os psicólogos dedicam-se ao estudo e á tentativa de compreensão do comportamento individual. Os cientistas que contribuem nessa área de conhecimento ão aqueles que estudam as teorias relativas ao processo de aprendizagem e á personalidade , os psicólogos clínicos e, principalmente, os psicólogos organizacionais e industriais.
Sociologia
A sociologia estuda as pessoas em relação umas ás outras. Mais especificamente, a maior contribuição dos sociólogos foi o estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente aquelas formais e complexas.
Psicologia Social
A psicologia Social é uma área dentro da psicologia que mistura conceitos desta ciência e da sociologia. Seu foco é a influência de uma indivíduo sobre o outro. Um dos temais mais investigados pela psicologia social é a Mudança.
Antropologia
A antropologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. O trabalho dos antropólogos sobre culturas e ambientes, por exemplo, nos tem ajudado a compreender melhor as diferenças nos valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações.
Ciências Políticas
As ciências políticas estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Alguns tópicos específicos dessa área são a estruturação de conflitos, a alocação de poder e como as pessoas manipulam o poder para o atendimento de seus próprios interesses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário