Dicas para se dar bem na entrevista de emprego













Entrevista de emprego


Preparação e confiança são dois importantes itens, mas não é tudo. Antes de se submeter a uma entrevista de emprego precisamos, além um bom preparo, de algo mais. E faz parte dessa preparação, a coleta de todas as informações complementares que lhe possam ser úteis durante o processo de entrevista.
Preparação significa não apenas a elaboração do seu currículo e outros cuidados, mas também vasculhar na Internet ou outra fonte, em busca de informações detalhadas sobre a empresa onde deseja ingressar.
Isso, evidentemente, deve ser feito muito antes de sentar-se à frente do entrevistador. Dizem que a sorte acontece quando o preparo encontra uma oportunidade. A Entrevista é sua oportunidade.
Eis uma breve "Lista de Procedimentos", ou "Checklist" preliminar, do que deve ser feito antes de enfrentar a tão cobiçada entrevista:
1. Data e Local
Quando você for chamado à entrevista, confirme a data e o horário, assim como o local. Se possível, dirija-se ao endereço antes do dia marcado, para se familiarizar com o trajeto, fluidez do trânsito, possíveis obstáculos que possam impedir seu livre acesso ao lugar, e assim por diante.

2. Seja Pontual
Chegue na hora. Na verdade você deve planejar chegar ao local cerca de meia hora antes do horário combinado. E se você, por alguma razão que fuja ao seu controle perceber que não será capaz de cumprir o horário estabelecido, a melhor solução é ligar para o entrevistador ou secretária deste informando com antecedência sobre o imprevisto.

3. Vista-se de Forma Sensata
Vista-se de modo profissional, com uma roupa discreta mas elegante. Caso conheça a cultura da empresa, informal ou formal, vista-se de acordo. Mantenha seu cabelo asseado, não chegue mascando chiclete, com cheiro de cigarro ou bebida, muito menos impregnado com perfumes de cheiro exagerado.
4. Concentre-se no que Veio Fazer
Fique concentrado na entrevista e no entrevistador, nada de divagar fora de hora, ou desviar do assunto. A pior coisa do mundo é pedir que o entrevistador repita algo apenas porque você, num momento de distração, estava com a cabeça tentando penetrar em outro mundo.

5. Pronto Cheguei, e Agora?
Ao chegar ao local assegure-se de que a recepcionista está ciente da sua presença. Não julgue que as pessoas tem a obrigação saber o que cada indivíduo presente naquele ambiente está a fazer. Dirija-se à recepção e educadamente informe seu nome, e o motivo da sua visita.


6. Esteja com o Convite à Entrevista
Esteja de posse da carta ou telegrama com o convite para a entrevista. Uma distração desse tipo pode acabar ali com seu sonho de ingressar na empresa.

7. Seja Organizado
Se lhe for solicitado certificados de conclusões de cursos, referências, e outros itens, tenha-os em mãos antes do dia marcado para a entrevista. Com isso estará precavido contra imprevistos. Além disso, Nada irá justificar a falta de qualquer um desses documentos, caso lhe sejam solicitados no dia. Um falha desse tipo é a certeza de que estará queimado.

8. Fique Atento à Primeira Impressão
Tenha em mente que você jamais terá uma segunda chance para desfazer uma primeira má impressão. Assim, seja discreto e ao mesmo tempo sociável; observe seus gestos, como se expressa, como se porta. Contenha-se, você não está numa roda de amigos jogando conversa fora.

9. Esteja Precavido contra Imprevistos
Pesquise e estude alguns exemplos de questões normalmente levantadas durante as entrevistas. Nunca é demais lembrar que, seguro é aquele que é capaz de saber antecipar algumas situações que lhe possam ser desfavoráveis. Por isso mesmo, antes do dia marcado, revise tudo, documentos, horários, etc.
10. Faça uma Simulação
Em alguns casos você pode agendar uma simulação de entrevista em um escritório especializadp em recrutamento. Não desejando chegar a tal extremo, procure algum amigo que conheça os bastidores da área e lhe peça orientação.

11. Descanse Bem na Véspera
Assegure-se de ter uma boa noite de sono antes da entrevista, desse modo, psicologicamente, fisicamente e emocionalmente, você estará preparado para enfrentar o desafio. Lembre-se, um corpo extenuado não é capaz de suportar, ou enfrentar da forma adequada, situações de estresse.

12. Ser Cauteloso não é Nenhum Excesso
Tenha sempre consigo cópias adicionais do seu currículo para distribuir em empresas de recrutamento, agências de emprego, e demais pessoas que eventualmente possa encontrar e que ainda não possuem referências de suas qualificações. Lembre-se de que a maioria das colocações ocorrem por indicações de amigos.

13. Escolha Bem suas Referências Pessoais
Empregadores normalmente solicitam referências. Peça autorização prévia das pessoas que usará como referência. Assegure-se de que elas falarão bem de você quando solicitadas. Não indique antigos desafetos profissionais como referência, como, por exemplo, um ex-chefe com o qual tenha se desentendido. Algumas empresas checam a situação financeira do candidato. Se estiver com problemas financeiros, dificilmente conseguirá um emprego que mexa com dinheiro. Na medida do possível tente evitar a indicação de parentes como fonte de referência. Isso irá parecer que você não é bem visto pelos demais, além de ser um indicativo de falta de socialização e insegurança pessoal.

14. Prepare-se
Se precisar fazer uma apresentação formal, esteja bem preparado. Por isso, estude todo material relacionado com o cargo pretendido, os pontos relevantes, uma maneira rápida e eficaz de demonstrar sua habilidade no assunto. Pode ser que lhe solicitem de improviso, mas esteja preparado, afinal de contas, eles estarão apostando suas fichas na sua capacidade, e nada como provar que está à altura de suas expectativas.

15. Por Último, Pratique
Pratique, pratique, pratique, na frente do espelho ou diante de amigos ou parentes. Avalie seus gestos e formas de expressão, e tente melhorar para não parecer artificial demais. Seja honesto, aqueles que se consideram "espertos" são facilmente desmascarados por recrutadores experientes.


Como se vestir para uma entrevista de emprego?





Como se Vestir para uma Entrevista de Emprego

Como se Vestir para uma Entrevista de Emprego
...............A regra de que a primeira impressão é a que fica é ainda mais verdadeira para quem está em busca de emprego. Além do jeito como o candidato se porta e fala de suas habilidades, a forma como ele se apresenta também é avaliada pelos recrutadores. Alguns figurinos podem garantir uma imediata impressão negativa do entrevistado, ofuscando todas as qualidades profissionais que poderiam ser relevadas na entrevista. Mas, com que roupa se apresentar?
(Clique nas Imagens para Ampliar)
...............Roupa de entrevista de emprego nem sempre é terno. Veja as variações, mas fique atento ao código da empresa.
...............A roupa da entrevista não é mais importante que o seu currículo, mas uma impressão ruim pode diminuir suas chances com o entrevistador logo no primeiro encontro. O bom e velho terno serve para quase todas as ocasiões, mas, em alguns casos, pode ser formal demais. Dependendo da empresa e das expectativas para o cargo, uma imagem mais informal contribui para que você pareça adequado.
...............Para acertar, antes de ir, faça a lição de casa. Assim como você busca informações sobre os negócios da empresa, informe- se também sobre seu código de vestir. E vá um pouco mais sóbrio do que isso. Roberta Borguignon, consultora de imagem, ensina: “Por mais que as pessoas vistam-se informalmente no dia-a-dia, o perfil que se espera de um executivo em uma entrevista ainda é rígido”. Essa dica vale principalmente para empresas da área financeira, consultorias e firmas de advocacia.
Conheça as outras possibilidades:
...............Após uma entrevista de emprego, dificilmente alguém dirá que não gostou de seu visual. Por isso, a auto-análise e o bom senso do candidato são tão importantes
...............Independentemente do cargo almejado e do tipo de empresa, alguns itens de roupas e acessórios devem ser evitados, como gorros, minissaias, camisetas estampadas e até sapato muito gasto. "Na maioria das empresas há um senso comum que diz o que deve ou não ser usado numa entrevista de emprego", explica Caiado.
...............Como não há uma segunda chance para causar uma boa impressão, o especialista em RH dá algumas dicas do que não se deve usar em uma entrevista.
O que não usar numa entrevista:
- Pasta de elástico com seu currículo. No lugar use uma maleta ou pasta-portfólio;
- Óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço. Guarde qualquer aparelho que esteja usando;
- Roupas coloridas ou brilhantes. Exceto em empresas informais;
- Roupas largas ou apertadas demais. Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas - e que seja do seu tamanho.
- Sapato inadequado. Nem pense em tênis, sandálias ou qualquer tipo de sapato aberto.
- Não exagere na loção pós-barba, perfume ou colônia. Lembre-se de que há pessoas que têm alergia a determinados aromas - e o entrevistador pode ser uma delas.
- Cuidado com roupa nova. Retire todas as etiquetas e lembre-se de cortar o alinhavo que mantém os bolsos do paletó fechados.
- Evite piercings e tatuagens visíveis;
- Roupa amassada ou suada. Se necessário, tenha à mão outra camisa para a ocasião.
Dicas que fazem a diferença para mulheres:
- Quadril largo: use colares, lenços e decotes para chamar a atenção para a parte de cima
- Pernas Grossas: prefira roupas mais escuras, sempre no tom da saia
- Pernas Finas: abuse de calças de cores claras e estampadas. Evite calças justas
- Busto Grande: use blusas mais soltas, blazer de gola fina, sem muitos botões e enfeites
- Pouca Estatura: não use roupas com detalhes horizontais de uma só cor. Não use cintos contrastantes. Escolha sapatos leves e delicados, não de saltos exagerados.
- Muita Estatura: Não use uma só cor nas roupas. Abuse de acessórios grandes e cintos largos
- Mais Gordinhas: prefira calças de corte reto e blazers na altura dos quadris. Não use ombreiras nem roupas com bolsos grandes próximos aos seios. Use apenas peças com listras verticais e estampas pequenas com fundo escuro. Cores escuras disfarçam o excesso de peso e túnicas e camisões escondem a cintura e os quadris. Não use cintos.
Dicas que fazem a diferença para homens:
- Terno: Não feche o último botão. O ideal é que a manga termine na ponta dos dedos
- Calça: Deve chegar até a metade da altura do calcanhar do sapato
- Jeans: Combina apenas com blazer esportivo, em ambientes informais
- Meias: Devem combinar com o conjunto de cores do vestuário
..............."Seguindo estas dicas, não há como comprometer a entrevista de emprego do candidato com reparações e avaliações negativas por motivo de escolha de vestuário".
.
Nota: é muito difícil causar uma “Segunda Boa Impressão”.
Crédito: Revista Você SA (Jornalista: DEBORAH TREVI
A regra de que a primeira impressão é a que fica é ainda mais verdadeira para quem está em busca de emprego. Além do jeito como o candidato se porta e fala de suas habilidades, a forma como ele se apresenta também é avaliada pelos recrutadores. Alguns figurinos podem garantir uma imediata impressão negativa do entrevistado, ofuscando todas as qualidades profissionais que poderiam ser relevadas na entrevista. Mas, com que roupa se apresentar?
Roupa de entrevista de emprego nem sempre é terno. Veja as variações, mas fique atento ao código da empresa.
A roupa da entrevista não é mais importante que o seu currículo, mas uma impressão ruim pode diminuir suas chances com o entrevistador logo no primeiro encontro. O bom e velho terno serve para quase todas as ocasiões, mas, em alguns casos, pode ser formal demais. Dependendo da empresa e das expectativas para o cargo, uma imagem mais informal contribui para que você pareça adequado.
Indústria e varejo Publicidade, comunicação e arquitetura
Advocacia e bancos Técnologia
Para acertar, antes de ir, faça a lição de casa. Assim como você busca informações sobre os negócios da empresa, informe-se também sobre seu código de vestir. E vá um pouco mais sóbrio do que isso. Roberta Borguignon, consultora de imagem, ensina: “Por mais que as pessoas vistam-se informalmente no dia-a-dia, o perfil que se espera de um executivo em uma entrevista ainda é rígido”. Essa dica vale principalmente para empresas da área financeira, consultorias e firmas de advocacia.

Conheça as outras possibilidades
Após uma entrevista de emprego, dificilmente alguém dirá que não gostou do seu visual. Por isso, a auto-análise e o bom senso do candidato são tão importantes.
Independentemente do cargo almejado e do tipo de empresa, alguns itens de roupas e acessórios devem ser evitados, como gorros, minissaias, camisetas estampadas e até sapato muito gasto. "Na maioria das empresas há um senso comum que diz o que deve ou não ser usado numa entrevista de emprego".
Como não há uma segunda chance para causar uma boa impressão, o especialista em RH dá algumas dicas do que não se deve usar em uma entrevista.

O que não usar numa entrevista
  • Pasta de elástico com seu currículo. No lugar use uma maleta ou pasta-portfólio;
  • Óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço. Guarde qualquer aparelho que esteja usando;
  • Roupas coloridas ou brilhantes. Exceto em empresas informais;
  • Roupas largas ou apertadas demais. Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas, e que seja do seu tamanho;
  • Sapato inadequado. Nem pense em tênis, sandálias ou qualquer tipo de sapato aberto;
  • Não exagere na loção pós-barba, perfume ou colônia. Lembre-se de que há pessoas que têm alergia a determinados aromas, e o entrevistador pode ser uma delas;
  • Cuidado com roupa nova. Retire todas as etiquetas e lembre-se de cortar o alinhavo que mantém os bolsos do paletó fechados;
  • Evite piercings e tatuagens visíveis;
  • Roupa amassada ou suada. Se necessário, tenha à mão outra camisa para a ocasião.

Dicas que fazem a diferença para mulheres
  • Quadril largo: use colares e lenços para chamar a atenção para a parte de cima
  • Pernas Grossas: prefira roupas mais escuras.
  • Pernas Finas: abuse de calças de cores claras e estampadas. Evite calças justas
  • Busto Grande: use blusas mais soltas, blazer de gola fina, sem muitos botões e enfeites
  • Pouca Estatura: não use roupas com detalhes horizontais de uma só cor. Não use cintos contrastantes. Escolha sapatos leves e delicados, não de saltos exagerados
  • Muita Estatura: Não use uma só cor nas roupas. Abuse de acessórios grandes e cintos largos
  • Mais Gordinhas: prefira calças de corte reto e blazer na altura dos quadris. Não use ombreiras nem roupas com bolsos grandes próximos aos seios. Use apenas peças com listras verticais e estampas pequenas com fundo escuro. Cores escuras disfarçam o excesso de peso. Túnicas e camisões escondem a cintura e os quadris. Não use cintos.
Dicas que fazem a diferença para homens
  • Terno: Não feche o último botão. O ideal é que a manga termine no início dos dedos
  • Calça: Deve chegar até a metade da altura do calcanhar do sapato
  • Jeans: Combina apenas com blazer esportivo, em ambientes informais
  • Meias: Devem combinar com o conjunto de cores do vestuário

"Seguindo estas dicas, não há como comprometer a entrevista de emprego do candidato com reparações e avaliações negativas por motivo de escolha do vestuário"

Nota: é muito difícil causar uma “Segunda Boa Impressão”



Como se comportar na entrevista de emprego.

Confira dicas de um especialista em seleção sobre como se comportar em diversas situações de uma entrevista de emprego

Você foi selecionado para a tão esperada entrevista! Revisou seu CV, imprimiu uma cópia para entregar ao entrevistador, está vestido(a) adequadamente, estudou sobre a empresa e revisou mentalmente as principais perguntas que precisa saber responder. Agora, só falta um detalhe: como se comportar na hora da entrevista. Devo cumprimentar o entrevistador formal ou informalmente? Posso gesticular? Saio falando tudo para mostrar preparo ou espero o entrevistador perguntar?
A redação do Guia da Carreira foi conversar com um especialista em entrevistas de seleção para responder a essas dúvidas. Júlio Jota é gerente para TI e Vendas da consultoria especializada em recrutamento Page Personnel e explicou como se comportar na entrevista de emprego, com dicas que valem para qualquer área ou posição. Confira dez dicas a seguir!


1. Pontualidade

É básico, mas não custa reforçar: programar-se para chegar no horário combinado para a entrevista é fundamental. Mas e se algo der errado? O que fazer se acontecer algum imprevisto e você não conseguir chegar na hora? Melhor desistir ou chegar atrasado mesmo sem falar nada?
Júlio conta que os entrevistadores sabem que contratempos podem acontecer, principalmente nos grandes centros. A dica é avisar com a maior antecedência possível que vai atrasar (vale para pequenos e grandes atrasos), demonstrando cuidado e respeito com o entrevistador. “Essa atitude também vai ser avaliada”, explica.

2. Esperando na sala

Seja na recepção ou na sala onde acontecerá a entrevista, não precisa parecer um robô: sente-se confortavelmente, mas sem exageros! O corpo fala e, nessa hora, você quer demonstrar interesse e energia.
Fique bem acomodado e confortável, sem parecer que está jogado no sofá da sua casa. E por mais que a ansiedade com a entrevista seja grande, fique sentado(a). Andar de um lado para o outro, bater o pé ou roer as unhas são atitudes que não vão ajudar em nada, além de demonstrarem pouco controle emocional.

3. Chegou o entrevistador

Você está sentado na sala de entrevista e chega o entrevistador. Qual o jeito certo de cumprimentar? Vale um aceno com a cabeça? Um “oi” discreto, para manter a distância e não parecer animado demais?
A dica do nosso especialista é bem objetiva: “Sempre levante quando o entrevistador entra. Quando o candidato não se levanta, isso pode ser interpretado como falta de empatia ou de educação.”
Levante-se e cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme (não precisa esmagar a mão, mas não vale aquele aperto de mão frouxo e desanimado). Júlio explica que o entrevistador quer sentir “uma energia positiva, um sinal de que o candidato está feliz por aquele momento.” Portanto, na hora de cumprimentar o entrevistador, mostre um sorriso, uma fisionomia aberta e receptiva, olhe no olho e crie uma conexão com a pessoa que vai conduzir a entrevista.

4. Estou nervoso(a). Posso dizer isso para o entrevistador?

“Dependendo da posição, se o candidato estiver muito nervoso já pode estar fora do processo”, comenta Júlio. Ele explica também que normalmente os entrevistadores tentam deixar o candidato à vontade pelo menos uma vez. Caso pergunte “Você está nervoso?” (e você estiver), pode dizer que está um pouco, mas não estenda o assunto nem ache que com isso tem uma desculpa para agir de qualquer jeito. A chave aqui está em procurar se recompor rapidamente e mostrar que tem controle emocional.

5. Durante a conversa

Como agir durante a entrevista? Mostrar que está preparado e seguir seu próprio roteiro ou contar com o improviso e pensar no que deve ser respondido somente quando for perguntado?
De acordo com Júlio, nem uma coisa nem outra. O melhor é demonstrar que está aberto e preparado, mas deixar o entrevistador conduzir a conversa e ter flexibilidade para se adaptar. E o jogo de cintura vale também para o estilo da conversa.
Se as perguntas se tornarem mais agressivas e desafiadoras, mantenha a calma e responda objetivamente. Pode ser que o entrevistado esteja testando como você se comporta sob pressão. E se o entrevistador for para o outro extremo, chamando você pelo apelido, usando gírias e parecendo estar bem à vontade, a dica do especialista é adaptar-se sem virar “amigo íntimo”.  Você pode sorrir, mas continue a chamar o entrevistador pelo nome e evite palavrões, mesmo que o entrevistador os use.
Ao falar sobre sua experiência, Júlio recomenda “começar do macro para o micro”, demonstrando ter uma linha clara de raciocínio. Você pode, por exemplo, começar falando brevemente o que a empresa faz e em qual setor da economia atua. Em seguida, fale em qual departamento trabalhou, qual sua função e, então, qual foi o seu diferencial. Imagine que está respondendo a estas perguntas básicas: O quê? Como? Por quê? Qual o resultado?
Exemplificar com números e resultados qualitativos também  conta pontos nessa hora e Júlio avisa que “se não for pedido, não é preciso levar apresentações e  relatórios”.

6. Será que vai dar tempo de falar tudo?

Na dúvida, pergunte. “Caso o entrevistador não fale quanto tempo vai durar a entrevista, é inteligente o entrevistado perguntar quanto tempo ele tem. Sabendo a regra do jogo, fica mais fácil adaptar o discurso ao tempo disponível”, recomenda Júlio.

7. Posso gesticular?

Durante nossa conversa com o especialista em recrutamento e seleção, as expressões “naturalidade” e “bom senso” surgiram várias vezes. “Um dos segredos da comunicação como um todo, e que vale para uma entrevista, é a naturalidade. Você não pode tentar ser uma coisa que não é, senão já começa mal. O entrevistador vai perceber isso”, avisa Júlio.
Ele diz que é positivo gesticular, demonstrar emoção na hora certa, mostrar que sente orgulho do que conquistou. O segredo é equilibrar naturalidade com bom senso, sem exagerar.

8. Pega bem fazer perguntas no final?

Júlio comenta que fazer algumas perguntas sobre a vaga e o momento da empresa (caso o entrevistador não tenha comentado) mostram que o candidato está interessado. Perguntas como quais são os desafios daquela oportunidade, se é uma posição nova ou reposição de alguém que saiu e quais os próximos passos do processo podem pegar bem.
Já perguntas básicas sobre o que a empresa faz (espera-se que o candidato saiba), ou indagar sobre salário e benefícios antes mesmo de saber se foi selecionado não pegam nada bem.
E perguntar como foi seu desempenho na entrevista? Nesse caso, Júlio recomenda cautela. Perguntar “E aí, você acha que eu fui bem?” denota insegurança e vale, no máximo, para quem está disputando uma vaga de estágio.
Mas perguntas específicas sobre a seleção estão liberadas. Você pode, por exemplo, dizer ao entrevistador: “Não sei se você pode comentar, mas gostaria de um feedback seu com relação à  vaga, queria entender se o meu perfil se encaixa na posição”. Nesse caso, Júlio reforça que é importante aceitar a resposta e agradecer, sem fazer justificativas ou insistir.

9. O que dizer na despedida

Ufa, acabou a entrevista!
Será? Lembre que a sua postura está sendo avaliada do começo ao fim e não custa nada ser educado(a). Júlio recomenda despedir-se do entrevistador com o mesmo cuidado do início: “cumprimente firme, olhe no olho e agradeça pela oportunidade”.

10. Dicas Bônus: Chiclete, celular e outras escorregadas

“Não ir para a entrevista de qualquer jeito, encarar a conversa como um momento especial e estar ali por inteiro, de corpo e alma” são algumas das recomendações gerais do especialista sobre como se comportar na entrevista de emprego. Júlio cita mais algumas:

  • Desligue o celular…
… e esqueça que ele existe. Se tiver um caso muito especial, avise o entrevistador logo no início. Diga, por exemplo: “Posso pedir um favor? Estou com um problema com meu filho, ele está no hospital, e talvez eu precise atender o celular. Tudo bem?”
Esqueceu de desligar e o celular tocou no meio da entrevista? Não precisa entrar em pânico. Júlio avisa que não é por causa desse incidente que o candidato será eliminado e diz como lidar com a situação: “Desligue o aparelho imediatamente, peça desculpas e aja com naturalidade, como se não tivesse acontecido.”
  •  Chicletes, piercings e tatuagens
Na opinião de Júlio, é melhor tirar os piercings e evitar mostrar as tatuagens na entrevista. E avisa que mascar chicletes nunca pega bem, nem para vagas em lugares mais informais.
  • Aparência
Outra dica básica que não custa lembrar é cuidar da aparência. Júlio resume: “não use muito perfume, esteja com os dentes escovados, de banho tomado e bem vestido”.

Gostou das dicas? Conte para a gente nos comentários!




Como se preparar para uma entrevista de emprego na área de marketing

 





Como se preparar para uma entrevista de emprego na área de marketing


Como se preparar para uma entrevista de emprego na área de marketing. Entrevistas de emprego nessa área são mais difíceis que outros tipos de entrevista, pois se você não consegue vender a si próprio, então você não fará um bom trabalho vendendo os produtos ou serviços da empresa. Mas se você tiver algum talento para o marketing, você deverá ser capaz de encarar a entrevista como conversa de vendedor. Siga esses passos.


Instruções

  1. 1
    Estude a empresa atentamente. Com o advento da internet, não há desculpa para não conhecer integralmente a empresa para a qual você está sendo entrevistado. Faça uma folha de "cola" com fatos importantes como receitas, concorrentes, lançamentos de novos produtos, notícias favoráveis e desfavoráveis na imprensa e dados de relatório anual. Monte um organograma para que você consiga começar a entender a estrutura de gestão dentro da empresa.
  2. 2
    Vista-se profissionalmente. Invista em um bom terno para negócios, acessórios e sapatos. As mulheres devem vestir-se sem ostentação e devem usar meias-calça. Tanto elas quanto os homens devem estar com os cabelos limpos e arrumados, além de ter as mãos e unhas limpas. Não tente se sobressair vestindo algo estranho ou estiloso.
  3. 3
    Refine o seu currículo, destacando sua experiência prática, assim como as matérias apropriadas da faculdade. Se você possui pouca experiência prática, enumere no lugar dela os projetos de classe e trabalho voluntário.
  4. 4
    Reúna seus melhores trabalhos -- seja da faculdade ou de empregos anteriores -- e crie um portfólio profissional. Escolha suas melhores amostras de materiais escritos, planos de negócio, materiais auxiliares e projetos de pesquisa.
  5. 5
    Traga suas referências profissionais em uma folha de papel em separado. Colete também dados atuais e antigos que possam ser necessários para concorrer à vaga. Isso inclui seus antigos endereços e números de telefone, bem como aqueles de seus antigos empregadores, o número da sua Carteira Nacional de Habilitação, salários anteriores, Índice de Rendimento Acadêmico, endereços da universidade, além de contatos e referências pessoais. Você nunca sabe o que irão perguntar num formulário de inscrição.
  6. 6
    Prepare perguntas para o processo de entrevista. Lembre-se de que você está entrevistando-os tanto quanto eles estão entrevistando você. Você quer ter certeza de que aquele emprego é o melhor para você. Faça todas as perguntas que necessitar para determinar se o trabalho seria uma boa opção.
  7. Venda-se. Esteja preparado para apontar as suas melhores qualidades. Dê exemplos de como você resolveu problemas ou economizou recursos financeiros no seu último emprego. Apresente exemplos reais, ao invés de dar respostas vagas e clichês às perguntas da entrevista. Traga amostras de trabalho que você criou e dos efeitos positivos que isso teve na sua última colocação.
  8. 8
    Envie uma nota de agradecimento às pessoas que o entrevistaram. Pegue os cartões de visitas delas durante a entrevista e envie uma nota logo em seguida. Agradeça-as por seu tempo e por terem proporcionado uma visão da empresa. Reitere o seu interesse. Essa atitude, por si só, já irá destacá-lo do restante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário